Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi

actualizada em

18-Mai-2010

            Os Nossos Passeios ...

2º Passeio de 2010...

   

1º Passeio Pela Região do Douro

 

2º Passeio do Clube Audio TT de 2010

 

 

      Maio, mês das cerejas, diz o povo !....    E pronto, lá fomos nós para a zona delas ....

      Na realidade a ideia não era mesmo ir às cerejas, mas antes aproveitar e ir conhecer um bocado da zona envolvente do rio Douro e da Serra de Montemuro.

  

  

      Este foi um Passeio que vinha a ser preparado já há algum tempo por uma nova equipa de reconhecimentos, constituída pelo Helder, Filipe e Fernando ( e ainda com a ajuda de mais algumas pessoas ), que quiseram desta forma retribuir o prazer que lhes tem dado participar nos Passeios do Clube Audio TT.

  

  

      O dia escolhido foi mais uma vez um Sábado, neste caso dia 1 de Maio e tínhamos a promessa de termos à nossa espera um conjunto de trilhos interessantes, quer do ponto de vista paisagístico como em termos de Todo-Terreno uma vez que iríamos ter uma mão cheia de oportunidades de colocar à prova condutores e máquinas.

  

  

     Com um conjunto de perto de 50 pessoas distribuídas por 18 jipes, lá se fez a concentração no ponto de encontro situado a poucos km's de Gondar.

      O tempo apresentava-se com bastantes nuvens e tinha chegado mesmo a chuviscar alguma coisa, mas não muito.

  

  

      A primeira parte do Passeio levar-nos-ia ao encontro do Douro, seguindo caminhos variados, mas com a constante de apresentarem paisagens magníficas.   Nem o facto de o tempo se apresentar um bocado enevoado conseguiu esconder toda aquela beleza !

      Circulando várias vezes próximo do rio Teixeira, tivemos diversas ocasiões para avistar o Douro abrangendo uma área bastante grande que se estendia até à Régua.

  

  

      Em termos de TT, as zonas com maior dificuldade estavam associadas a bocados com valas e regos de tamanho apreciável e que provocavam situações de cruzamento de eixos com a correspondente perca de aderência e tracção.  Encontramos ainda alguns pedaços com piso bastante duro que impunham uma circulação com cuidados acrescidos para evitar danos nas viaturas.

  

  

      Atravessado o rio Douro, lá se começou a subir em direcção a Resende e de seguida rumamos até Carquere onde se fez o já habitual “Reforço da Manhã”.   Para além dos “ingredientes” do costume, a novidade desta vez foi o Vinho do Porto que os “organizadores” nos quiseram oferecer.  Aliás, estando nós a percorrer algumas zonas da região do Douro, nada melhor do que a possibilidade de degustar o mundialmente famoso néctar que aqui é produzido.

  

  

      Estava na altura de começar a descobrir bocados da Serra de Montemuro, seguindo um conjunto de trilhos que nos iriam levar por “maus caminhos” até à Gralheira onde se efectuaria o almoço.

      Este trajecto entre Carquere e a Gralheira era um bocadinho mais duro do que a parte anterior, mas tudo correu de forma normal.   A principal excepção acabou por ser um atascanço monumental do Land Rover do Helder...

  

  

      A verdade é que tínhamos vindo a ultrapassar todas as zonas mais complicadas de um modo bastante eficiente e rápido pelo que acabamos por estar um bocadito adiantados relativamente ao que estava previsto.    Sabendo disto, o Helder resolveu experimentar atravessar uma zona de lama que não inspirava muita confiança e, pumba !   O Land Rover “afundou-se” na lama !....

  

  

      Foram feitas algumas tentativas para ver se saía pelos seus próprios meios, mas nada....    Tentou-se puxá-lo para trás a guincho, mas a única coisa que se conseguia era ir levando de rastos o jipe que o estava a “guinchar”....

     Tentou-se puxá-lo para a frente, mais uma vez a guincho, mas o resultado foi igual.

  

  

      Bem, finalmente resolveu-se utilizar 2 guinchos e utilizar mais jipes para ajudar a prender os que estavam a ser utilizados para “guinchar” o Land Rover, evitando desta forma que fossem sendo arrastados, e lá se conseguiu libertar o Defender da sua “prisão lamacenta”.

      Aquela zona estava realmente impraticável !

  

  

      As restantes viaturas lá foram passando, umas pela direita ( a maneira mais fácil de passar ) e outras pela esquerda ( que apesar de ter igualmente lama, estava muito melhor do que a zona central ! ).

      O almoço estava marcado para as 15h30m e nós chegamos ao restaurante um bocadinho antes.

  

  

      Merece ser referido que o restaurante deixou uma impressão muito positiva, quer pela qualidade da comida, quer pela abundância, quer ainda pelo preço muito comedido face ao que foi servido.

      Eu não conhecia este restaurante, mas ficou-me a vontade de lá regressar em próximas oportunidades.

      No final do almoço, que aconteceu quando a tarde já se aproximava do seu fim, uma parte dos participantes ainda resolveu ir fazer mais um bocadito de TT, mas desta vez pedestre...   Foi a ocasião para ir dar um pequeno passeio a pé, indo até uma ponte romana e também para passar pelo interior da povoação.

  

  

      Para terminar, três notas:

            1 – A equipa que preparou este Passeio está claramente de parabéns.  Souberam escolher a zona, que é lindíssima, os trilhos, que são variados e interessantes e até um restaurante que deixou muito boas recordações.    Este foi o primeiro Passeio que prepararam para o Clube Audio TT, mas espero sinceramente que não tenha sido o último !

            2 – Apesar de ainda ser um bocado cedo para haver cerejas maduras, ainda assim tivemos a possibilidade de comer 2 ou 3 que apanhamos numa cerejeira que se estendia para o caminho e que já tinha cerejas suficientemente maduras para se comerem.  E eram boas !!!

      Como devem saber, a zona de Resende é uma das zonas privilegiadas para a produção de cereja, havendo mesmo uma “Festa da Cereja” que é organizada anualmente.

            3 – Está já em marcha a preparação do próximo Passeio, que deverá realizar-se durante a 1ª quinzena de Junho.  A escolha do percurso está a cargo do Barroso e estou seguro que irá ser igualmente interessante.

 

 

Rui Martins

Clube Audio TT

 

  Página dos Passeios       

 

O verdadeiro TT pratica-se com respeito pela Natureza !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos