Clube Audio TT
Hoje é 
 Índice :

 ▶ Entrada

 ▶ O Clube

 ▶ Os Nossos Passeios

 ▶ Fottos

 ▶ Outros

 ▶ Novidades

 ▶ Links dos Sites Amigos

 ▶ Apoios

 ▶ Contactos


Site Meter

Número de pessoas que visitaram esta página !


Clube Audio TT

Todos os direitos reservados

2002 / ....


Esta página foi actualizada em

09-Set-2004

            Outros Passeios ...

Participamos ...

 

Os Caragos no ... Alto Rabagão

 

   

     O passado dia 5 de Julho foi escolhido para mais uma saída d’ “Os Caragos”, que é como quem diz, do Núcleo do Norte do Forum-TT.

     O convite veio desta vez do Eduardo Vasconcelos, que preparou um trajecto muito interessante percorrendo a região do Alto Rabagão.

   

     Com uma pré-concentração marcada para Braga, os participantes deste Passeio seguiram em caravana até ao local marcado para o início efectivo de mais este evento, na Venda Nova, junto ao Motel São Cristóvão.

     Com um número de viaturas a ultrapassar a dezena, foi com pena que vimos o Álvaro Oliveira, acompanhado da Isabel, ser obrigado a abdicar da participação, uma vez que se encontrava com alguns problemas de saúde que foram felizmente já ultrapassados.

     O início do percurso levou-nos pela EN 311 até sair em direcção a Pereira e Amiar, que atravessamos, entrando de seguida nos primeiros trilhos de terra. 

    

     Alguns km’s mais adiante surgiu a 1ª zona um pouco mais complicada.  Tratava-se da subida de um corta-fogo razoavelmente inclinado e com piso um pouco irregular e que provocou algumas situações um pouco divertidas uma vez que algumas viaturas teimavam em não querer subir...  Veio, mais tarde, a descobrir-se que, por lapso dos seus condutores, não tinham engrenado a tracção às 4 rodas, o que dificultava bastante a sua capacidade de progressão...

     Mais trilhos percorridos e, alguns km’s mais à frente, eis-nos chegados a um novo Parque Eólico.  Este tipo de aproveitamento de energia parece estar a tornar-se cada vez mais usual em Portugal, havendo um incremento muito significativo de unidades deste tipo.

     O percurso seguia em direcção a Alturas do Barroso e ao Alto da Armada, onde foi feita uma paragem mais prolongada de modo a admirar de modo mais atento a magnífica paisagem que se nos oferecia.

    

     Este foi, também, o momento escolhido pelo Zé Luis para nos fazer a 1ª surpresa... Um óptimo vinho generoso da Meda, acompanhado por uns figos secos e umas amêndoas que não deixaram ninguém indiferente !

     Foi também a zona escolhida para tentar uma “intervenção mecânica de recurso”, que infelizmente não surtiu os efeitos desejados, uma vez que o “hibrido” Cherokee / Patrol apresentava “problemas de entendimento” entre algumas das sua partes....

    

     A 2ª zona mais complicada estava próximo... Desta vez tratava-se de um trilho com piso bastante duro e bastante irregular, a que se juntavam as muitas pedras que o povoavam.

     Aqui a caravana dividiu-se e as viaturas menos preparadas para enfrentar zonas mais trialeiras seguiram pelo trilho “normal” enquanto os mais “aventureiros” (os que dispunham de viaturas mais apropriadas) resolveram enfrentar e ultrapassar o caminho mais difícil.

     O Passeio continuava a decorrer de modo a provocar a satisfação de todos, fazendo-nos descobrir as muitas belezas desta região que merece, sem dúvida, ser conhecida.

    

     Chegados a Lavradas, eis que nova surpresa nos aguarda....  Desta vez trata-se de obras que impedem que se siga o percurso que estava programado...  Bem, há que encontrar alternativa e, com a proverbial capacidade de “desenrasca” que nos caracteriza, juntamente com algumas úteis informações dadas pelas gentes da aldeia, lá acabamos por andar a percorrer as bordas de um campo de centeio, de modo a retomar a direcção pretendida...

     Acabamos por não seguir rigorosamente os trilhos que estavam previstos, mas mesmo assim sempre conseguimos chegar às Termas de Carvalhelhos e logo depois ao Parque de Merendas onde se realizou o almoço.

    

     Do almoço, muito haveria a dizer...   Contudo, limitar-me-ei a salientar que os “requintes” continuam a aumentar !  Já não é só as mesas, mas também tudo o resto que continua a tornar-se cada vez mais próximo de uma refeição verdadeiramente especial...  Desta vez já houve  Espumante, servido como não podia deixar de ser nas apropriadas “flute” de vidro e até umas “moelinhas” acabadas de preparar na hora e que estavam deliciosas. Esta foi, aliás, a 2ª surpresa do Zé Luis !

     Surpresas destas, toda a gente gosta de ter !

    

     A outra surpresa, esta muito menos agradável, foi a “perda” de mais uma viatura com os respectivos tripulantes. Na verdade o tal “Cherotrol” (junção de Cherokee com Patrol ) continuava a apresentar graves problemas de “entendimento” entre as partes e a melhor solução foi o regresso antecipado a casa...

    

     A tarde levar-nos-ia até Montalegre, mas se não foi pelo caminho mais curto e mais fácil, foi seguramente por um dos mais interessantes.

    Depois de andarmos junto ao Rio Beça, lá fomos seguindo uma série de trilhos que nos haviam de levar ao Alto de São Domingos, local privilegiado para admirar mais uma vez as magníficas paisagens desta região.

    

    Após a descida até Morgade, o percurso seguia em direcção a Firvidas, mais uma das várias aldeias bastante interessantes que fomos atravessando.

     Nova subida até ao topo de um dos montes e nova paragem para apreciar a zona...  Mais umas centenas de metros e novo “desafio”...  Desta vez é mais um corta-fogo, bastante íngreme  e  com piso um bocado duro. Estão reunidas as condições para mais um “teste” às máquinas e aos seus condutores...  Os resultados da “prova” são claramente positivos, não havendo “chumbos” a registar !

    

     Montalegre já não está longe, mas ainda antes de lhe fazer uma visita, fomos apreciar esta Vila a partir de um miradouro privilegiado que se encontra num dos montes que a rodeia.

     E, já que continuávamos a tentar conhecer melhor esta região, não podíamos deixar de fazer uma visita ao Alto do Facho, mais um dos vários pontos de onde se podem desfrutar de vistas particularmente interessantes.

    

     O dia começava a chegar ao fim, mas antes ainda percorremos mais uns trilhos, um dos quais veio trazer mais uma zona bastante dura e que exigiu algum empenho acrescido para ser ultrapassada.

     Seguiu-se uma visita à Capela da Senhora da Vila de Abril, uma passagem pela Barragem do Alto Cávado e a chegada a Montalegre onde terminava o Passeio.

    

     O dia tinha sido muito bem passado e a satisfação era patente na cara de todos os participantes, que reconheciam sem qualquer margem para dúvida que o Eduardo Vasconcelos estava de parabéns ao ter preparado um excelente Passeio como o que tínhamos acabado de realizar.

    

     Para terminar da melhor maneira, estava ainda previsto mais um dos famosos jantares d’ ”Os Caragos”.  Infelizmente, por razões de ordem particular, nem todos puderam ficar para jantar, mas as 15 pessoas que o fizeram aproveitaram para continuar a fazer questão de aprofundar da melhor forma os laços que cada vez mais vão unindo os membros do Núcleo do Norte.

    

     Para finalizar, em termos pessoais, não posso deixar de agradecer ao Eduardo Vasconcelos o convite para um Passeio tão agradável e a todos os participantes a magnífica companhia que souberam sempre ser e que contribuiu de uma forma muito importante para tornar o dia ainda mais interessante.

 

Rui Martins    -     Forum-TT / Clube Audio TT

 

  Página de Assuntos Diversos     

 

Por um TT consciente e responsável !

         

Entrada ┃ O Clube  ┃ Os Nossos Passeios ┃ Fottos ┃ Outros ┃ Novidades ┃ Links ┃ Apoios ┃ Contactos